1Reis 19.1-12
Fogo lembra barulho, aquecimento, brilho, pentecoste.
Quem era Elias?
Elias: Profeta do fogo! Personalidade forte, apto para difíceis trabalhos. Enfrentou a idolatria e o pecado de Israel.
[Nosso Deus fala na fumaça e na brisa]
O Elias que enfrenta os profetas de baal se encontrava agora dentro de uma caverna, estava entregue aos mesmo problemas e desejos que nós. Num dia estava disposto a enfrentar tudo, no outro com medo e cansado. Elias foi vencido por si mesmo.
[Deus não opera somente no barulho, mas também opera no silencio dos desertos]
Elias apos ser afrontado desce do monte e vai a Berseba(lugar de recordações sobre seu povo) em direção ao deserto e passa a sentir sentimento de abandono, tristeza.
[Deus não nos abandona em meio ao nosso deserto pessoal.]
Depois de Berseba, Elias foi ao deserto, para uma caverna, e debaixo de um zimbro pediu para morrer.
Obs: paradoxo:
no monte: Elias cheio da unção, com coragem enfrentou 150 profetas de baal para restauração da vida espiritual de Israel.
Em Berseba: Vencido pelo medo, abandono por si mesmo, envolvido por uma autoconiveração doentia e pelo desanimo.
[Será que é preciso nós irmos parar num deserto para entendermos que não estamos sozinhos? Deus está conosco e sabe como somos, nos conhece.. Fazemos parte de um projeto de Deus. Ele nos quer para sua obra do jeito que somos.(Mesmo sendo humanos de sujeito a falhas)]
No zimbro Elias pudera refletir sobre sua vida, mas só sabia reclamar sobre suas causas e problemas. Mas Deus não o abandonou. Deus o ajudou no momento de dificuldade, o alimentou e o deu de beber e o levou ao monte Horebe para falar com ele.
[Apesar de tudo Deus compreende os nossos momentos de mediocridade e conflitos interiores.]
No alto do monte Elias se mostrava um solitário. Pelo fogo Deus o ensinou a fazer proezas. Mas Elias só compreendeu a Deus num momento a sós com Deus. A outra face do nosso Deus, Elias pôde conhecer, o Deus da brisa suave!!
Deus te Abençoe!! Medite nesse texto de 1Reis 19.. e aprenda mais com a historia de Elias
Nenhum comentário:
Postar um comentário