quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A grandeza da Gratidão

“O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar.
Mas o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor, para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome.
Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.
Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome.
Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.”
Quão miserável é o homem ingrato! Que não sabe reconhecer os favores e bênçãos que lhe são concedidos. É um homem infeliz, pois só pensa que é bom aquilo que ele mesmo faz e é incapaz de olhar com o seu coração e agradecer por aquilo lhe fizeram. Triste não?
Permita-me compartilhar com você essa pequena parábola:
“Certo jovem tinha um sonho, queria ser bem sucedido, trabalhar numa grande empresa, usar boas roupas e ter amigos. No entanto, sofria muito, suas condições eram poucas, sua família padecia necessidade, o emprego mais alto que conseguira foi trabalhar no caixa de uma padaria do bairro. Mas um dia, ele tomou uma atitude, e disse ‘vou mudar de vida’, foi até uma grande empresa de cosméticos e chegando a recepção disse que precisava de emprego. Deram-lhe o cargo de organizador de documentos da área de contabilidade.  
O jovem aceita o emprego e determinado começa a observar o contador e aprender com seu trabalho. O contador vendo que tinha talento, decide investir nele e pagou-lhe um curso na universidade, lhe aceitou como estagiário em seu escritório/departamento na empresa.
Esse jovem foi crescendo e foi admitido por aquele homem como o seu assistente. Todas as reuniões, eventos, jantares em que era convidado, levava o jovem e nessa empreitada foi conhecendo pessoas e grandes empresários, se tornando conhecido.
Num certo dia, o contador não pôde atender a uma reunião de sua empresa, com o dono e seus sócios, e pediu ao jovem que fosse em seu lugar e apresentasse todo seu trabalho.
O jovem foi e o fez. E era grandioso todo o trabalho, excelentes dados e números, e ele (o jovem) começou a ser elogiado e assumiu os créditos daquele trabalho que não era seu. E o dono da empresa perguntou se ele queria emprego de contador e ele aceitou. Até pensou consigo ‘talvez, eu trabalhe com meu chefe’, mas não foi isso que aconteceu.
O dono da empresa no dia seguinte chega ao escritório e dá ao jovem a mesa, a sala, a cadeira do contador! Ele olha admirado o contador dizendo a ele ‘Esse era o trabalho de toda uma vida; aqui dei meu sangue noite e dia para obter tamanhos resultados!’ e foi embora.
O jovem assumiu seu lugar, sentou-se em sua cadeira e desempenhou o seu trabalho”
(Ps. Peço desculpa aos leitores, não entendo muito da área empresarial, e contadoria, pois sou da área de saúde. Entretanto, espero que tenho compreendido a mensagem do texto.)
Como esse “Jovem”, muitos de nós também temos agido. Oramos por um trabalho, e reclamamos dele, não somos agradecidos, não aproveitamos/cuidamos das oportunidades. Oramos por um curso na universidade e não ficamos satisfeitos. Deus nos livra das ciladas e nem sequer notamos, não agradecemos. Por que somos assim, tão ingratos?
Venhamos a ser mais gratos, mas satisfeitos com tudo que Deus tem feito por nós. Venhamos honrar aqueles que nos estenderam a mão, que acreditaram em nosso talento. A atitude do jovem do texto foi errada, mas que a nossa venha ser diferente em qualquer esfera da nossa vida.
Na leitura de salmos vemos o cavalo, que apesar da sua grande força, é incapaz de si salvar vs17. Assim como nós, podemos até ter talento, conhecimento e tudo o mais, mas somos incapazes. Deus protege, guarda, livra da morte, da fome, por isso nele se alegra (está grato) o nosso coração. Nele está a nossa esperança. Nada podemos de nós mesmos, para não nos gloriarmos nisso. Mas a nossa capacidade vem de Deus!
E para encerrar, digo-lhes: Sejam gratos, sempre! A todos, sejam gratos!
Quão lindo é o homem que sabe agradecer!


“... e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.”
Colossenses 3:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário