quinta-feira, 7 de julho de 2011

A conquista de Jericó,

"Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias." Hebreus 11.30
Quem era Jericó?
Era uma cidade magnífica no mundo antigo, e representava um obstáculo muito grande para Josué e Israel. Era preciso que Israel conquistasse aquela cidade para que assim pudessem conquistar a terra de Canaã. Porém, Jericó era uma cidade-fortaleza e tinha ao seu redor altas e fortes muralhas que aos olhos humanos era indestrutível.
Josué era um líder escolhido por Deus, para guiar o seu povo até a conquista da terra prometida. Josué era submisso a vontade do Pai, por isso tinha certeza de que aquelas muralhas não eram nada diante do poder de Deus sobre suas vidas.
Quando Josué e o povo achavam que tudo estava perdido, o Senhor enviou um cavaleiro, príncipe do Exercito do céu, que possuía na mão uma espada nua, pronta para ação. No momento em que Josué ouviu a voz daquele anjo, entendeu que aquela batalha seria liderada pelo Senhor!
O Senhor Deus, ordenou que o povo de Israel marchasse ao redor da muralha durante seis dias. Talvez o povo não tivesse entendido o porquê de Deus ter os mandado marchar. Perguntasse: Sim, como é que apenas marchando poderemos por abaixo as muralhas? E se cair, o que faremos? Não sabemos o que nos espera. No entanto a fé de Josué era imensa. Ele sabia que Deus estaria no controle de tudo, e que aquela batalha seria ganha. E o povo começou a marchar. E marcharam durante os seis dias sem recuarem. Persistiram, porque sabiam que mesmo sendo uma atitude estranha e totalmente sem sentido, havia sido o Senhor quem tinha mandado, e o senhor se responsabilizaria pela sua vitoria. Eles confiaram em Deus. Tiveram fé.
No sétimo dia o Senhor ordenou que eles rodeassem as muralhas sete vezes, totalizando um total de 13 voltas em dias consecutivos. Ao termino das sete voltas, no sétimo dia, as muralhas vieram ao chão de uma maneira sobrenatural. Ninguém se machucou, e ate mesmo a casa de Raabe (que se localizava no alto da muralha) foi poupada. E o povo de Deus pela fé conquistou aquela cidade.

Deus age mediante a nossa fé. Se Josué e aquelas pessoas não tivessem fé jamais teriam vencido. Ainda que tivessem começado a rodear os muros não teriam fé para persistirem os sete dias e teriam parado no primeiro dia. Mas a fé move os montes. Na bíblia há uma passagem, na qual Jesus fala que, se nós tivermos fé, ainda que pequena, do tamanho de um grão de mostardas, diremos aos montes que se transportem para outro lugar, e eles se transportarão.
Isso é magnífico. Não há limites para a fé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário